DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS E APRESENTAÇÃO DOS POSTERS
- O I Simpósio Nacional de Tecnologia Aplicada a Solos e Plantas – TECSOL aceitará trabalhos na modalidade de resumo expandido e os mesmos poderão ser apresentados na modalidade pôster.
- Apenas o autor principal submete o trabalho, todavia, qualquer um dos coautores pode realizar sua apresentação.
- Para ter o trabalho publicado, após o aceite do mesmo, a inscrição precisa estar confirmada. Somente autores ou coautores com inscrições confirmadas poderão apresentar trabalhos.
- Os trabalhos poderão ser submetidos apenas em português.
- Serão aceitos somente trabalhos enviados através da página do evento < https:/ >, via formulário de submissão on-line.
- Cada participante poderá inscrever até 02 (dois) trabalhos como autor principal (podendo figurar como “coautor” em diversos outros trabalhos), devendo estar devidamente com sua inscrição confirmada no evento para que seu trabalho seja incluído nos Anais.
- Não serão aceitos trabalhos com mais de 6 (seis) autores, incluindo o primeiro autor que deverá ser, preferencialmente, o apresentador do trabalho.
- O conteúdo do trabalho é de inteira responsabilidade do autor principal que realizou o preenchimento do formulário on-line.
- Não serão aceitos para publicação: Projetos; intenção de trabalho; trabalhos sem resultados; ou que tenham sido apresentados em outros eventos nacionais ou internacionais.
- A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação) é de responsabilidade do autor e será considerada como critério de avaliação. A Comissão Técnico-Científica fica isenta de responsabilidade em relação ao conteúdo e redação.
- Após o aceite do trabalho não será permitido inserir ou excluir nomes de autores e coautores, nem efetuar qualquer tipo de alteração no conteúdo.
- Os trabalhos serão analisados por uma Comissão Técnico-Cientifica constituída por pesquisadores vinculados a diversas universidades nacionais, todos com experiência na condução de projetos de pesquisa e na avaliação de trabalhos científicos.
- A lista de trabalhos aceitos será disponibilizada no site do evento até o dia 02 de setembro de 2024.
- Os melhores trabalhos serão anunciados na cerimônia de encerramento do evento, ocasião em que os autores receberão certificado de menção honrosa e destaque pelo mérito científico do trabalho.
- Havendo dúvida sobre qualquer procedimento relativo à submissão dos trabalhos encaminhar sua dúvida para a Comissão técnico-científica pelo e-mail: simposiotecsol@uemg.br .
INSTRUÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS
Preparação dos resumos:
Os resumos deverão ser enviados até o dia 02 de agosto de 2024, pelo formulário disponível no site: < https:/ >.
Os resumos devem obrigatoriamente abordar assuntos relativos as áreas temáticas abaixo:
ÁREAS TEMÁTICAS DE SUBMISSÃO
- Geotecnologias aplicadas à solos e plantas;
- Avanços da biotecnologia para soluções agrícolas;
- Tecnologias inovadoras para manejo de solos e plantas;
- Fertilidade 4.0 e novos fertilizantes;
- Inovações voltadas a nutrição mineral de plantas;
- Novidades na conservação e física do solo;
- Métodos e tecnologias inovadoras para estudo da gênese do solo;
- Modelagem aplicada a agricultura;
- Desafios para identificação da poluição do solo e lençóis freáticos;
Novas soluções para estudos da relação água-solo-planta-atmosfera.
INSTRUÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS
Número de páginas: 04 (quatro) páginas para o resumo expandido. Adicionalmente, o trabalho deverá apresentar-se estruturado de modo a contemplar as etapas indispensáveis à redação de um trabalho científico, como segue abaixo.
Título (em português e em inglês): Contendo no máximo 15 palavras, todas maiúsculas, exceto nomes científicos.
Autores: O nome dos autores deve ser escrito por extenso, sem abreviatura de palavras. O e-mail de cada autor deve ser informado no formulário eletrônico, assim como sua formação, cargo/função, instituição e endereço institucional. O primeiro autor, é obrigatoriamente o congressista que está inscrito e realizando a submissão do trabalho, sendo, nesse caso, o autor correspondente. O Trabalho deve conter no máximo 6 autores.
Resumo e Abstract: deverá contemplar de forma concisa todas as etapas do trabalho e conter no máximo 250 palavras.
Palavras-chave e Key-words: preferivelmente não devem estar contidas no título, sendo no total de três palavras.
Introdução: Deverá contextualizar o problema abordado e apresentar justificativa para elaboração do trabalho. Neste caso, a mesma deverá ser objetiva e fazer alusão à literatura pertinente. Deve conter ainda o objetivo do trabalho de forma clara e direta.
Material e métodos: Evidenciar todos os procedimentos adotados para a realização do trabalho e que possibilitem ao leitor entendimento de todos os processos adotados no trabalho.
Resultados e discussão: Devem se basear apenas nas informações geradas a partir do trabalho. No caso da discussão, esta deve trazer meios em relação à literatura pertinente que possibilitem ao leitor entender (quando possível) os fatores que contribuíram para ocorrência de um determinado fenômeno, e não apenas a comparação dos dados com outros reportados na literatura.
Conclusões: devem responder aos objetivos e trazer novidades quanto aos resultados obtidos, evitando-se divagações.
Agradecimentos (Opcional): Quando houver, esta deve ser escrita de maneira resumida aos financiadores e apoiadores institucionais. Deve-se evitar agradecimentos a pessoas físicas.
Referências: De acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT – NBR 6023, de 2002, ABNT – NBR – 6028, de 2003, ABNT – NBR – 10520 de 2002).
Parecer da comissão técnico-científica:
O 1º autor deverá acompanhar a publicação do parecer final no site do evento <>, que se dará até o dia 02/09/2024. Os critérios para a aceitação ou rejeição irão incluir qualidade e pertinência do trabalho, originalidade, clareza e mérito.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail: simposiotecsol@uemg.br .
Orientações para apresentação do pôster no I TECSOL
Será disponibilizado 2 horas na tarde do dia 03 de outubro de 2024 (13h às 15h) apenas para apresentações de pôsteres. O local da apresentação será aberto às 12:00. O autor apresentador do trabalho deverá permanecer no local de apresentação durante todo o período previsto para exposição.
A área útil máxima do painel para apresentação dos posters será de 0,9 m de largura x 1,20 m de altura.
MODELO DO PÔSTER
Simplicidade e clareza;
– O Postêr deve seguir com exatidão o modelo disponibilizado no link: <>
– A parte superior do pôster deve incluir o título, autores e afiliações;
– Seu pôster deve proceder logicamente, com cabeçalhos indicando as seções: Introdução, Objetivo (s), Material e Métodos, Resultados e Discussão e Conclusões;
– Texto legível a partir de 1,5 a 2,0 espaçamento (sugerimos um tamanho mínimo de fonte de 28, de modo a facilitar a leitura pelos participantes);
– Use fotos, tabelas, e/ou fluxogramas para ajudar o público a visualizar melhor os materiais e métodos utilizados e os resultados. Os gráficos e tabelas devem ter títulos, os eixos devem ser nomeados, e as unidades devem ser quantificadas;
– Conclusões devem fornecer ao leitor a sua interpretação dos resultados;
– O autor é responsável por trazer o pôster impresso no dia da apresentação.
Revise seu pôster antes de fazer a cópia final!